terça-feira, 8 de setembro de 2009

Conto de Fadas

Os contos de fadas são narrativas muito antigas que nem sempre estiveram nos livros, elas possuem formato de textos curtos. Essas histórias que hoje nos são tão familiares foram passando de boca em boca, de uma cidade para outra, de uma região para outra. São histórias onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Característicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar de serem chamadas de contos de fadas, há uma grande mistura, desde animais falantes a fadas, a plantas falantes, ou seja, tudo que envolve a fantasia da criança.
Alguns contos de fadas tem origem nos países do Oriente, outros, em países Ocidentais, em geral, na Europa.
Charles Perrault, nasceu em Paris (12/01/1628) e faleceu em Paris (16/05/1703), escritor e poeta francês do séc. XVII, foi quem estabeleceu um novo gênero literário, o conto de fadas, sendo o primeiro a dar acabamento a este tipo de literatura (ou seja, foi o primeiro a colocar estas narrativas no papel, sendo que antes, derivavam apenas da tradição oral). Este feito lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil. Suas histórias mais conhecidas são:
  • Chapéuzinho Vermelho
  • A Bela Adormecida
  • O Gato de Botas
  • Cinderela
  • Barba Azul
  • O Pequeno Polegar

Um comentário:

Informática Aplicada a Educação disse...

Muito legal, adorei o blog de vocês, as vezes nos faltam algumas idéias para trabalhar com os alunos, aqui encontrei, uma direção por onde procurar....
Abração, Rosi.