A fábula é uma das mais antigas formas de narrativa, são pequenas histórias que transmitem uma certa lição de moral. Os personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalão, o vaidoso, o mentiroso, etc.
A origem da fábula perdeu-se no tempo, os gregos antigos citavam Esopo (620 - 560 a.C. escravo e contador de histórias), como o fundador da fábula.
Jean de La Fontaine (1621 - 1695), resgatou as fábulas de Esopo, reescrevando-as, e lhes dando um tempero de fina ironia, tornando as fábulas de Esopo mais atuais.
La Fontaine é considerado o Pai da Fábula Moderna, sendo que, suas narrativas estão permeadas de pensamentos filosóficos, com forte moralidade didática, e apesar de antigas mantêm-se vivas até hoje.
A partir destas fábulas ele criou suas próprias, dentre elas:
- A cigarra e a formiga
- A raposa e as uvas
- A lebre e a tartaruga
- O homem
- O menino e a mula
- O leão e o rato
Um comentário:
Achei o blog bastante interessante. Possui um sistema didático simles, objetivo e que cattiva o visitante. Além disso, é prazeroso visitar o blog e acompanhar suas informações, por textos fáceis e imagens bem coloridas. Parabéns, adorei!
Postar um comentário